Aumentar Tamanho do Texto Tamanho do Texto Selecionado
HOME
Clique em um dos links abaixo
DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
CONJUNTIVITES
ALERGIAS
TOXOPLASMOSE
RETINOBLASTOMA
DOENÇAS INFECCIOSAS
AMBLIOPIA
CATARATA CONGÊNITA
GLAUCOMA CONGÊNITO
VISÃO SUBNORMAL
Má-FORMAçõES - VOCÊ ESTÁ AQUI
LACRIMEJAMENTO
Clique em um dos links abaixo
PRINCIPAIS PROBLEMAS
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
EXAMES OCULARES
CIRURGIAS OCULARES
NOTÍCIAS
ARTIGOS
APRESENTAÇÃO A MÉDICA FALE CONOSCO ACESSO
Má-Formações

Como eram entendidas as má-formações
antes do século XX

Antes da metade do século XX, famílias numerosas eram bem-vindas para garantir a sobrevivência, a força de trabalho e a proteção. As pessoas também sofriam influência de crenças religiosas e lideranças governamentais, além da falta de métodos eficientes de prevenir a gravidez. Antes do século passado uma a cada cinco crianças nascidas, sucumbia com doenças próprias da infância. A má-formação era uma das causas, mas não chamava tanto a atenção naquela época.

Precisamos lembrar que até o entendimento de como acontecia a concepção era um mistério. Percebia-se que provinha da união do homem com a mulher, mas não se sabia como acontecia. O conceito de gametas, fertilização, embriogênese são conhecimentos recentes.

Aristótoles teorizava sobre fluidos menstruais em união com o sêmen, outros teorizavam que o embrião era formado por elementos coletados de todas as partes do corpo e transmitidos pelos fluidos reprodutivos. E outros ainda, acreditavam que o embrião era totalmente formado no esperma ou ovo.


A má-formação humana esteve presente desde os primórdios da humanidade. Era representada dentro das primeiras escritas (2000 a.C), no folclore, em forma de deuses (6.500 a. C.), histórias mitológicas e mesmo das artes. Antes da palavra escrita, as má-formações eram vistas nas gravuras primitivas desenhadas no período entre 4000 e 5000 antes de Cristo.


Autor: Dra. Lígia Beatriz Bonotto
Data de publicação: 8/3/2007
Fonte e Ilustrações: Human Malformations and Related Anomalies - Stevenson, Hall, Goodman - Oxford University Press - 1993


Imprimir  



Como eram entendidas as má-formações
antes do século XX

O conteúdo deste site tem fins informativos e não pretende
substituir a consulta ou tratamento oftalmológico
Política Copyright Sitemap Sintonia Comunicação