Aumentar Tamanho do Texto Tamanho do Texto Selecionado
HOME
Clique em um dos links abaixo
DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
CONJUNTIVITES
ALERGIAS
TOXOPLASMOSE
RETINOBLASTOMA
DOENÇAS INFECCIOSAS
AMBLIOPIA
CATARATA CONGÊNITA
GLAUCOMA CONGÊNITO
VISÃO SUBNORMAL
MÁ-FORMAÇÕES
LACRIMEJAMENTO
Clique em um dos links abaixo
PRINCIPAIS PROBLEMAS
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
EXAMES OCULARES
CIRURGIAS OCULARES
NOTÍCIAS
ARTIGOS - VOCÊ ESTÁ AQUI
APRESENTAÇÃO A MÉDICA FALE CONOSCO ACESSO
Artigos

Fotofobia pode ser sintoma de algo mais grave

10/12/2009 - A hipersensibilidade ocular a luz, também conhecida como fotofobia, é uma dificuldade em enxergar na claridade em dias de sol, nublados ou sob luz artificial; é uma espécie de “rejeição” a luz pelas células receptoras da retina. A intensidade do desconforto é variável e pode vir acompanhado de lacrimejamento, vermelhidão e dor de cabeça ou ainda ser sintoma de uma doença mais grave.

A fotofobia ocorre com menor frequência em olhos saudáveis – em geral, olhos claros – e com maior frequência em pessoas portadoras de algumas doenças oculares, neste caso, independentemente da cor dos olhos.

A medicina não pôde estabelecer um motivo para a hipersensibilidade em olhos saudáveis, portanto, não há tratamento. Dependendo dos problemas causados, a pessoa deve usar óculos solares com lentes de qualidade superior e controlar o nível de luz artificial em ambientes internos.

Já em olhos astigmáticos, que apresentam uveítes ou glaucoma, a fotofobia aparece como um sintoma e, em muitos casos, é o fator que leva o paciente a procurar o oftalmologista. Neste quadro, a fotofobia é amenizada com o tratamento da doença principal.

Nas crianças

Crianças com fotofobia precisam ser submetidas a um cuidadoso exame oftalmológico. Isso porque a fotofobia infantil está associada à conjuntivite mas, quando acompanhada por lacrimejamento, a dificuldade em enxergar na claridade pode ser sintoma de glaucoma congênito.


Imprimir  











10/12/2009 - Fotofobia pode ser sintoma de algo mais grave











O conteúdo deste site tem fins informativos e não pretende
substituir a consulta ou tratamento oftalmológico
Política Copyright Sitemap Sintonia Comunicação