Inflamação do globo ocular – Uveíte

19/06/2009 - Enquanto a conjuntivite e a blefarite inflamam apenas a porção externa dos olhos (conjuntiva e pálpebras), a uveíte é uma inflamação do globo ocular.

Dificilmente a uveíte acomete os dois olhos ao mesmo tempo. Essa inflamação pode até passar despercebida em casos menos agressivos, mas na maioria, ela causa dor leve a intensa, olho vermelho e visão borrada ou turva.

O aparecimento da uveíte está associado à toxoplasmose (foto acima), sífilis, sarcoidose, uveíte intermediária, herpética, por cândida, entre outras doenças.

Exceto na toxoplasmose, na rubéola e na sífilis, que podem ter o processo agudo da inflamação na ocasião do nascimento (uveíte congênita), o primeiro ataque acontece geralmente após a primeira década de vida ou numa época em que a criança já tem capacidade de informar ou perceber uma queda visual.

Infelizmente a visão permanece prejudicada após o tratamento mesmo com todo o procedimento sendo bem realizado pelo paciente, pois permanecem cicatrizes, principalmente na retina (é o caso da toxoplasmose). Portanto, quanto mais cedo a uveíte for diagnosticada, melhor o prognóstico.

As mães contaminadas durante a gravidez devem afastar a suspeita de uveíte nos filhos realizando um exame oftalmológico completo e mantendo uma rotina para surpreender um novo ataque da doença (toxoplasmose).

Hoje, a tendência é que os casos crônicos sejam identificados mais rapidamente, em vista das campanhas que esclarecem pais e professores sobre a importância de se fazer exames oculares.

Lembramos que somente o médico oftalmologista tem o conhecimento necessário para identificar com precisão a causa da uveíte e orientar o paciente quanto ao tratamento correto.

Autor: Dra. Lígia Beatriz Bonotto - Oftalmopediatra

19/06/2009 - Inflamação do globo ocular – Uveíte