Aumentar Tamanho do Texto Tamanho do Texto Selecionado
HOME
Clique em um dos links abaixo
DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
CONJUNTIVITES
ALERGIAS
TOXOPLASMOSE
RETINOBLASTOMA
DOENÇAS INFECCIOSAS
AMBLIOPIA
CATARATA CONGÊNITA
GLAUCOMA CONGÊNITO
VISÃO SUBNORMAL
MÁ-FORMAÇÕES
LACRIMEJAMENTO
Clique em um dos links abaixo
PRINCIPAIS PROBLEMAS
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
EXAMES OCULARES
CIRURGIAS OCULARES
NOTÍCIAS
ARTIGOS - VOCÊ ESTÁ AQUI
APRESENTAÇÃO A MÉDICA FALE CONOSCO ACESSO
Artigos

Cuidados com os olhos em época de férias de verão

16/12/2008 - Uma das freqüentes causas de baixa visão ou cegueira no mundo são os acidentes envolvendo os olhos. As crianças não estão fora desta ameaça. E, no caso delas, a falta de coordenação motora e a curiosidade oferecem risco ao manipular objetos e materiais perigosos (tesouras, pontiagudos como lápis canetas e químicos).

Em época de férias os riscos aumentam porque a guarda diminui e a hora do recreio é bem maior: ser observado por um educador e orientador sempre ajuda. Mas em casa, brincando com coleguinhas, o inesperado pode acontecer.

Nos tempos modernos é difícil contar com a guarda constante dos pais, mas é possível ter cuidado na hora de comprar o brinquedo (evitando os que oferecem risco, inclusive para os olhos).



A seguir, destaco algumas instruções para evitar acidentes nas férias:

- Não permitir que brinquem com colas e materiais pontiagudos. Alertar contra brincadeiras perigosas (como bombas de cal) e nesta época de festas evitar abusos com explosivos (foguetes etc). Mantenham as crianças longe de áreas onde manipulam foguetes.

- Na praia cuidar as crianças retirando-as de lugares onde estão surfando com pranchas principalmente as pontiagudas. Em nossos serviços, já tivemos de operar um menino que teve o olho lacerado pela ponta de uma prancha (o olho foi perdido).

- Época de férias também é época de improvisação: cuidado com a instalação inadequada de aparelhos pesados como TV, as crianças pequenas são muito curiosas e podem derrubar a TV sobre elas mesmas. Além dos danos e riscos de morte, as crianças podem ter como seqüela paralisia de inervação ocular, o que faz com que a criança fique impedida de fechar o olho (pestanejar etc).

- Nos clubes esportivos como os de golf cuidar bem onde as crianças estão andando, pois bolas do tamanho das de golf se encaixam bem na região orbitária, causando sério dano (além de poder ser fatal).

- Se as férias estão sendo planejadas em sítios ou fazendas, cuidar com plantas cortantes (milho) e com espinho (roseiras, matos com espinhos). A retirada de frutas de árvores pode machucar se você permanecer embaixo, ou deixar suas crianças desavisadas: além de a fruta poder cair em cima do olho, pode cair muita sujeira ou folhas secas podendo instalar um corpo estranho no olho.

- Ao lidar com cães e gatos procure avisar e prevenir suas crianças de que animais podem morder e arranhar (principalmente crianças menores que têm tamanho favorável e desconhecem o risco).

- Divirtam-se, mas sempre de olho na prevenção de acidentes, inclusive, os que envolvem os olhos das crianças, que têm uma expectativa de vida superior a 70 anos.

- É muito triste ver uma criança perder a visão, especialmente quando sabemos que ela nasceu normal e, por falta de aviso ou por descuido, vai ficar o resto da vida tentando recuperar a boa visão que tinha.

- Use protetor solar, óculos escuros, bonés ou chapéus. Evite os raios nocivos, eles danificam a sua pele e também seus olhos.

Nós, da OFTALMOPEDIATRIA, desejamos a você e sua família um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, tranqüilidade e harmonia.

Agradecemos a todos que nos acompanharam durante este ano. Até 2009!!!


Autor: Dra. Lígia Beatriz Bonotto – Oftalmopediatra



Imprimir  
















16/12/2008 - Cuidados com os olhos em época de férias de verão






O conteúdo deste site tem fins informativos e não pretende
substituir a consulta ou tratamento oftalmológico
Política Copyright Sitemap Sintonia Comunicação