Aumentar Tamanho do Texto Tamanho do Texto Selecionado
HOME
Clique em um dos links abaixo
DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
CONJUNTIVITES
ALERGIAS
TOXOPLASMOSE
RETINOBLASTOMA
DOENÇAS INFECCIOSAS
AMBLIOPIA
CATARATA CONGÊNITA
GLAUCOMA CONGÊNITO
VISÃO SUBNORMAL
MÁ-FORMAÇÕES
LACRIMEJAMENTO
Clique em um dos links abaixo
PRINCIPAIS PROBLEMAS
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
EXAMES OCULARES
CIRURGIAS OCULARES
NOTÍCIAS
ARTIGOS - VOCÊ ESTÁ AQUI
APRESENTAÇÃO A MÉDICA FALE CONOSCO ACESSO
Artigos

Exames em bebês com conforto, segurança e tranquilidade

18/07/2013 - Quando os bebês nascem, a preocupação das mães é utilizar apenas produtos e roupas que não agridam a pele, afinal, eles são tão frágeis! Ainda maior é o zelo com relação aos olhos, essas janelinhas da alma que mantêm conectados mães e filhos.

Os olhos têm uma estrutura delicada, o que naturalmente inspira nas mães o medo de levar seus bebês ao exame oftalmológico, muitas vezes considerado invasivo por leigos. Mas a verdade é que os procedimentos são realmente seguros.

Faz parte da prática oftalmológica uma série de manobras e técnicas para a realização de exames em crianças com menos de dois anos de forma eficiente, simples e confortável.

O principal objetivo durante a consulta é que paciente e mãe possam se sentir tranquilos, assim o diagnóstico terá qualidade e precisão. Tranquilidade com relação ao profissional que conduz o exame e também sobre os instrumentos. Por exemplo, com a utilização da Lâmpada de Fenda Portátil (biomicroscopia) é possível avaliar os olhinhos sem que o bebê saia do colo da mãe. Outra forma é fazer o exame utilizando-se do reflexo natural de erguer a cabeça, que o bebê tem quando está de bruços (aviãozinho). Dessa maneira pode-se examinar em qualquer outra lâmpada de fenda não portátil com bastante conforto. A biomicroscopia é fundamental para avaliar alterações que acometem a pálpebra, o cristalino e a primeira porção vítrea. É este exame que detecta e classifica a catarata congênita, por exemplo.

Portanto, é fundamental que a mãe vença seus receios confiando nas manobras, técnicas e na tecnologia empregada em oftalmopediatria. Tudo isso está disponível para que as crianças tenham acesso aos exames oftalmológicos o mais cedo possível com a tecnologia mais próxima possível daquela empregada para o adulto, pois a prevenção e o diagnóstico precoce podem definir a saúde da visão por toda a vida.



Imprimir  





18/07/2013 - Exames em bebês com conforto, segurança e tranquilidade

















O conteúdo deste site tem fins informativos e não pretende
substituir a consulta ou tratamento oftalmológico
Política Copyright Sitemap Sintonia Comunicação