Artigos

A importância do Exame de Reflexo Vermelho

31/08/2006 - A Pesquisa do Reflexo Vermelho, também chamada de Teste do Reflexo de Bruckner ou, mais popularmente, Teste do Olhinho, é um exame rápido e simples que deve ser realizado pelo pediatra ou oftalmologista, de preferência, nos primeiros dias de vida do bebê, ou antes de sua alta.

Caso o bebê não tenha feito o exame nas primeiras semanas de vida, poderá fazê-lo posteriormente, em qualquer idade, pois muitas doenças passíveis de diagnóstico precoce podem aparecer mesmo após as primeiras semanas de vida.

A grande importância do exame é a detecção precoce de doenças que comprometem o eixo visual, como a catarata congênita, o glaucoma congênito e as má-formações. Além disso, o exame pode detectar traumas de parto, hemorragias e inflamações/infecções, por exemplo. Veja mais detalhes

Apesar de fundamental para melhorar a qualidade visual da criança e, em alguns casos até evitar o desenvolvimento de doenças fatais, este teste não é realizado de forma obrigatória em todos os hospitais e maternidades do país, como acontece com o Teste do Pezinho. Nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro o Teste do Olhinho tornou-se obrigatório em todos os berçários municipais. Em Santa Catarina passou a ser obrigatório a partir de abril de 2005 (Lei Estadual 13345/2005). O texto da Lei pode ser acessado no site www.mp.sc.gov.br

Logo após a publicação da Lei, pediatras e oftalmologistas de Joinville realizaram um encontro com profissionais de outros Estados, onde organizaram um curso teórico-prático dirigido aos pediatras, neonatologistas e estudantes de medicina do Planalto Norte Catarinense. O encontro foi organizado pelo diretor da maternidade, Dr. Paulo Roberto Furlanetto, o presidente da Sociedade Joinvilense de Pediatria, Dr. Armando Vieira Lorga e a oftalmopediatra do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Dra. Lígia Beatriz Bonotto. O evento contou com a presença da Dra. Andrea Zin, na época presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (Rio de Janeiro) e Célia Nakanami, oftalmopediatra da Escola Paulista de Medicina (São Paulo).

A iniciativa contribuiu para que a Maternidade Darcy Vargas passasse a ser a primeira no Estado a cumprir a Lei e realizar o Teste do Olhinho em todas as crianças recém-nascidas, com encaminhamento ao oftalmopediatra, em caso de suspeitas. A participação conjunta de pediatras, oftalmologistas e pais na luta pela prevenção da cegueira é fundamental. O esforço dos especialistas é para que o Teste de Reflexo Vermelho seja obrigatório em todo o Brasil.